segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Periquito - Alimentação: Cuidados e Dicas

Apesar de simples, a alimentação dos Periquitos Australianos ainda gera dúvidas no donos, principalmente no que diz respeito a frutas e verduras.

Sementes
Dê um modo geral faça a mistura: 75% de alpiste + 25 % de 4 tipos de painço e níger, sempre de boa qualidade e procedência. Pode usar a mistura industrializada, mas fique atento a qualidade do produto.
Aveia pode ser utilizada, mas com cautela, devido ao seu alto poder de engorda. A recomendação é em época de acasalamento e de filhotes, e sempre em vasilha separada por causa das cascas.

Verduras
Alimento rica em vitaminas e minerais de alto nível, priorize as folhas escuras, tal como espinafre, chicória e almeirão. Pode dar de 2 a 3 vezes por semana. Não dê folhas claras, como alface, devido a grande quantidade de água, gerando diarreia.

Frutas
A banana é a mais indicada, pois fornece iodo, auxiliando no ganho de massa, principalmente de filhotes. Maçã também é recomendado e eles adoram, em quantidade moderada por causa da água. Abacate  é nocivo e causa morte de aves.

Milho
Excelente alimento para periquitos, hidrata e é fonte de nutrientes, sempre servido bem lavado e sem casta, nunca cozido ou salgado, e evite agrotóxicos. A espiga perfeita não está amarela nem dura, nem branca, nem mole, ideal é a que está quase explodindo e brilhante.

Água
Mais que indispensável a qualquer ser vivo, inclusive ao periquitos, sempre deve ser deixa a disposição. A água de torneira não possui níveis nocivos de cloro, mas recomenda água filtrada ou fervida. Escolha bem o bebedouro para não sujar ou afogar os pássaros.

Grit
Periquitos adoram grit, ou areia, fica na moela triturando os alimentos, uma vez que o bico não possui dentes. É facilmente encontrado em locais especializados e sempre deve estar a disposição, pois sua falta gera gravíssimos problemas de saúde.

Alimentos proibidos

  • Batatas (Não importa como)
  • Verduras claras
  • Toranja, Limão, Ameixa e Abacate (São tóxicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário